O PROJETO

Este site foi feito como o resultado do projeto de pesquisa intitulado “Black Mirror: A Tecnociência no Espelho Distópico da Pós-modernidade”, feito pela nossa equipe. A iniciação científica foi aprovada no edital 83/2018 e também 87/2017, da Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação (DPPG) do CEFET-MG. Nossa equipe é composta por alunos do Ensino Médio CEFET-MG e o projeto está vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e Filosofia (DCSF), sendo apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Hoje somos Mateus Tinoco (aluno do curso de Redes de Computadores), Luciana Leite (aluna de Meio Ambiente) e Bráulio Chaves (prof. de sociologia do DCSF-CEFET-MG). Nosso local de trabalho é o (NEPE) Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão do DCSF e integramos o (GEPTT) Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Tecnologias.

Pretendemos analisar a série Black Mirror a partir de seus cenários distópicos. A distopia é entendida como uma metáfora contundente para o tempo presente e, dessa forma, relacionamos a série a três conceitos: a tecnociência, o neoliberalismo e a pós-modernidade.

Por fim, o projeto objetiva:

• Levantar e catalogar os episódios da série Black Mirror;
• Selecionar episódios da série para análise sociológica;
• Utilizar a série como ferramenta de ensino e de discussão sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade.

Deixe um Comentário